Mato Grosso, Domingo, 19 de Maio de 2024     
Novo Portal
Alunos da pós-graduação em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo apresentam monografias em Tangará
Alunos da pós-graduação em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo apresentam monografias em Tangará
13/07/2007 14:43:35
por Coordenadoria de Comunicação Social

Terminou hoje(13), no Campus da Unemat em Tangará da Serra,o “Seminário de defesas de monografias” da Pós-graduação, em nível de especialização, em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, na modalidade residência agrária.

Foram oito trabalhos apresentados. O processo de defesa teve início ontem (12), no auditório do campus da Unemat em Tangará da Serra . Na oportunidade foram apresentados pelos acadêmicos quatro trabalhos: Adilson Luiz Pereira apresentou a “Educação do campo: a construção coletiva de uma proposta autogestionária com os jovens do ensino médio da Escola Estadual Paulo Freire no Assentamento Antonio Conselheiro no Município de Barra do Bugres-MT com base na cadeia produtiva da banana”; Queila Ramos Batista defendeu a monografia“Organização Participativa De Uma rede de Produção e consumo solidário entre camponeses do assentamento Antônio conselheiro e consumidores de Tangará da Serra – MT”; Marcio Araujo de Carvalho apresentou “A elaboração participativa de um projeto de agroindústria familiar pelos produtores da comunidade Serra dos Palmares” e o pós-graduando José Carlos da Silva defendeu a monografia “Percepção participativa da produção leiteira em propriedades da Agrovila 28, Assentamento Antônio Conselheiro em Barra do Bugres-MT”

Na manhã de hoje(13), quatro trabalhos foram defendidos . Foram eles: Construção participativa de um Horto-Medicinal tendo a agroecologia como ferramenta no Assentamento Antônio Conselheiro em Tangará da Serra-MT, produzido por Marilza Machado; Extensão rural, construindo caminhos: análise da prática extencionista na AJOPAM-MT, apresentado por Silvana Ines Führ; Educação ambiental participativa no uso consciente dos recursos hídricos como alternativa para a geração de renda no período de seca – Assentamento Antônio Conselheiro-MT, por Carisvan Souza Pereira, e Construção participativa de um projeto de transição agroecológica na produção leiteira no Assentamento Curral de Pedra em Montividiu do Norte – GO , pela acadêmica Mariel Fernanda Camargo.

O curso

Financiado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário por meio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária(Incra), o curso é parte Programa Nacional de Educação do Campo. No país estão sendo desenvolvidas cinco especializações na modalidade de residência agrária . Estas estão distribuídas entre as regiões Norte, Nordeste, Sul , Sudeste e Centro-oeste.

Organizado em formato de projeto rede, o curso na região Centro-oeste envolve, além da Unemat , a Universidade Federal de Goiás(UFG) e a Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT). A Unemat é a instituição coordenadora A Unemat é a instituição coordenadora do curso e também a instituição certificadora dos participantes de Mato Grosso. Já a UFG é a instituição certificadora dos integrantes de Goiás.

São coordenadores locais da pós-graduação, o professor doutor Fábio Nolasco, em Cáceres, e o professor Mestre Sandro Sguarezi, em Tangará da Serra

Por: Elaine Tortorelli com informações do professor mestre Sandro Sguarezi

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 141913
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada